Quem ronca sabe o quanto este distúrbio pode prejudicar o convívio social familiar ou entre amigos!
Mas, mais grave do que o barulho ocasionado pelo ronco, é a apnéia obstrutiva do sono, que representa a interrupção do fluxo de ar e parada respiratória durante o sono.
Ambas doenças são ocasionadas pela queda da língua na garganta levando a uma diminuição parcial do fluxo de ar (ronco) ou obstrução total deste fluxo (apnéia).
Como a língua é uma músculo seu posicionamento inadequado na garganta pode ser determinado por alguns fatores como:
Sinais e Sintomas da Apnéia do sono
Não necessariamente todos estes sintomas estão presentes, mas muitas vezes mais de um estão associados:
*Com esses 2 sintomas juntos existe mais de 80% de chance do paciente ser portador da apnéia do sono
*Paciente com apnéia tem 5X mais chance de ter um infarto ou AVC
Tratamentos
Na maioria dos casos onde há apenas ronco ou quadro de apnéia leve a moderada representa a opção mais eficaz e confortável.
O aparelho é construído individualmente para cada paciente, a partir dos moldes das arcadas dentárias e por ser móvel deve ser colocado para dormir.
Este aparelho projeta o queixo para frente levando a língua junto, retirando a obstrução da garganta e favorecendo a passagem do ar.
Tratamento mais indicado pelos médicos e altamente eficiente, pois injeta ar sob pressão pela narinas fazendo a desobstrução das vias aéreas, porém é muito rejeitado pelos pacientes. Mais de 50% dos pacientes abandonam o uso com menos de 2 anos de tratamento.
Indicadas para casos mais severos ou com outras deficiências associadas.
Dentre as várias técnicas cirúrgicas a de melhor resultado e poucos efeitos colaterais está a cirurgia ortognática ou também chamada de cirurgia de avanço maxilomandibulares, onde se reposicionam para frente os ossos da maxila e mandíbula, aumentando o espaço para passagem do ar.