Seu filho precisa de um mantenedor de espaço?

Seu filho precisa de um mantenedor de espaço?

Quando uma criança perde ou extrai dentes de leite (dentição primária ou decídua) precocemente devido a cárie, é possível que ela precise usar mantenedores de espaço. Por isso, é importante conhecer os benefícios que esse tipo de aparelho proporciona e como ele pode ajudar a manter a saúde bucal de seus filhos.

O mantenedor de espaço é um aparelho feito sob medida em acrílico ou metal pelo dentista ou ortodontista. O mantenedor de espaço pode ser removível ou fixo nos dentes da criança.

 Sua finalidade é manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo. Os dentes de leite são importantes para o desenvolvimento da dentição e da musculatura e ossos bucais, e ajudam a posicionar corretamente os dentes permanente. Quando a criança perde um dente de leite e o espaço não é mantido, com certeza o problema vem mais tarde,  havendo a necessidade  de usar outros tipos de aparelho ortodôntico, mais complexos, para reparar o dano causado pelo não uso de um simples mantedor se espaço.

 Nem toda criança que perde um dente de leite precisa de um mantenedor de espaço. Contudo, é sempre importante consultar o odontopediatra/ortodontista para saber se o uso do mantenedor de espaço é necessário ou não.

Tipos de mantenedores de espaço

Existem dois tipos de mantenedores de espaço para crianças: os removíveis e os fixos.

·         Removíveis – são semelhantes aos aparelhos ortodônticos e geralmente feitos em acrílico. Em alguns casos, pode-se usar um dente artificial para manter o espaço aberto para o dente permanente que vai nascer.

·         Fixos – confeccionados em metal e colados em um ou mais dentes, dependendo do tipo escolhido.

Uso do mantenedor de espaço

Depois que o dentista ou ortodontista constrói e instala o mantenedor de espaço, quer ele seja removível ou fixo, são necessários alguns dias para que a criança se acostume a usá-lo. O dentista deve dar aos pais e à criança instruções sobre como manter o aparelho limpo e em ordem, de forma que o tecido gengival permaneça saudável e livre da placa bacteriana. Para a manutenção de uma boa higiene, a criança deve ser ensinada a escovar os dentes e usar fio dental.

Se o mantenedor de espaço for fixo, é importante evitar a ingestão de alimentos açucarados, goma de mascar ou doces que possam prender-se ao aparelho ou fazer com que ele se solte. Além disso, o mantenedor de espaço não deve ser pressionado com a língua ou dedos para evitar sua deformação.

A criança deve ir ao dentista ou ortodontista regularmente para que este possa monitorar o progresso do tratamento e fazer a limpeza periódica dos dentes.

Comentários

Abrir chat
Entre em contato para saber mais...
Entre em contato para saber mais sobre nossos tratamento sem compromisso.
Liv Saúde Integral
MENU