Clareamento

Clareamento

Muitas vezes, mesmo após a realização de um tratamento dentário, principalmente se ele não foi executado de forma completa e planejada, o paciente ainda pode sentir-se descontente com seu sorriso, e uma das causas disso pode estar relacionada a cor dos dentes.

O clareamento dentário pode ser o grande aliado para quem busca um sorriso bonito e harmônico.

Inicialmente é importante salientar que antes de iniciar um tratamento clareador dos dentes uma avaliação profissional é necessária para determinar se o procedimento pode ser iniciado logo ou será necessário algum tratamento prévio dos dentes ou gengivas para que não comprometa o resultado ou agrave algum condição instalada.

Após a certificação pelo dentista de que a saúde bucal está em dia define-se, junto com o paciente, qual entre as 4 técnicas disponíveis de clareamento melhor se ajusta ao caso.

Sempre é importante avaliar também qual a sua expectativa frente ao clareamento, pois o resultado, independente da opção escolhida apresenta limitações no resultado final e caso a “idéia” seja alcançar uma cor muito branca, a técnica deve ser discutida com o dentista previamente. 

Como funciona o clareamento

O clareamento é obtido através da utilização de géis específicos que são aplicados sobre a superfície dos dentes e que a partir de uma reação química liberam oxigênio e “quebram” os pigmentos acumulados na dentina em fragmentos menores e fazem com que a percepção de cor dos dentes seja clareada.  

Técnicas de clareamento

1)    Caseiro:

Está técnica consiste na cópia das arcadas dentárias e confecção de moldeiras individualizadas para que o próprio paciente, após orientações do profissional, possa aplicar o gel clareador em sua casa. Estas aplicações devem ser realizadas por aproximadamente 2 horas por dia, por um período que pode variar entre 3 a 4 semanas.

2)    Profissional 

Está técnica é conduzida exclusivamente pelo dentista, no consultório. Nela é utilizado um gel mais concentrado e se torna importante a proteção de lábios e gengivas e o acompanhamento profissional. Cada aplicação gira em torno 40 minutos, com intervalos de 7 a 10 dias e podem ser necessárias até 3 consultas.

3)    Técnica combinada 

Nesta modalidade de clareamento o profissional mescla as duas técnicas caseira e profissional a fim de obter um resultado mais duradouro e satisfatório ao cliente. Normalmente é utilizada nos caso mais resistentes de clareamentos ou quando o paciente sente a necessidade de buscar um resultado estético mais claro dos dentes.

4)    Clareamento interno

Também utiliza um gel para sua realização, contudo este deve ser aplicado na parte interna do dente. É indicado individualmente para dentes que foram realizados tratamentos de canal e apresentaram um escurecimento provavelmente em virtude da hemorragia interna na dentina ou das substância utilizadas no tratamento do canal. Este tipo deve ser muito bem avaliado pelo profissional para determinar se o dente apresenta estrutura suficiente para sua realização ou deva ser buscada uma outra técnica restauradora que permita a melhor estética do dente. 

CONTRA-INDICAÇÕES

Na grande maioria dos casos os clareamentos são bem tolerados e sem contra-indicações, desde que conduzidos pelo profissional habilitado e avaliada a saúde bucal do paciente anteriormente.

Por ser um procedimento exclusivamente estético deve ser evitado durante o período de gestação, principalmente no 1º e últimos trimestres.

Também é desaconselhável para as mulheres que estão amamentando (lactentes).

As demais contra-indicações referem-se principalmente as condições dentárias específicas, como casos de hiperssensibilidades dentárias prévias, dentes com muitas restaurações de resinas onde o gel clareador não consegue agir sobre o dente e dentes muito manchados por alguma condição sistêmica como flúor ou antibióticos. 

Comentários

Abrir chat
Entre em contato para saber mais...
Entre em contato para saber mais sobre nossos tratamento sem compromisso.
Liv Saúde Integral
MENU